Powered By Blogger

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Santana o Araguaia (PA): 34 Anos de Emancipação

Santana do Araguaia Pará

Santana do Araguaia é um município brasileiro no extremo sul do estado do Pará. Sua população estimada em 2017 era de 70.764 habitantes.
Parabéns Santana pelos seus exatos 34 anos de emancipação política. A emancipação POLÍTICA de Santana do Araguaia tem seus personagens, atores protagonistas dessa história política, revoltas dos munícipes de Santa Maria, onde o sr Henrique Vita amado por uns e odiados por outros torna-se o ator principal da história de Santana juntamente com os vereadores eleitos da época: Edson Migliole, Ibitingão, (Tute) saudoso Sales Pereira Marins, Deijalma Lira, Leolândia, Ecilon e Edvaldo. Manobras políticas por relatos de memórias conta um pouco dessa trajetória. Na gestão do prefeito Henrique Vita, a sede do município foi transferida para o Distrito de Campo Alegre(antiga fazenda), devido uma enchente na década de 80.Aprovada pela Lei n°  5.171, de 05 de novembro de 1984, Santa Maria das Barreiras perde os foros de cidade e volta a à condição de Vila de Santa Maria das Barreiras. Publicada no Diário Oficial numa quarta feira , 07 de novembro de 1984.


Quando foi sancionada pelo então Governador Jader Fontenelle Barbalho. Santana do Araguaia ficou com área de 22.400 Km2. Um vazio demográfico muita terra e poucos homens, Porém com a emancipação do Distrito de Santa Maria das Barreiras, no dia 12 de maio de 1988 com a Lei n° 5.451, o município foi dividido ao meio, ficando com uma área de 11.591,538 Km2. Além dos relatos de memórias dos antigos moradores, pioneiros por essas terras, pouco se tem escrito. Dados aqui citados foram retirados de documentos antigos, jornais e livros. Em especial o fascículo do Sr Henrique Vita. Campo Alegre, Santana e Eu, de 2004. Primaz: Programa de Integração Mineral de Santana do Araguaia 1996. Jornal folha do Carajás, Redenção, 09/11/07 a 16/11/07, além de ouvir um pouco dos relatos de alguns pioneiros e desbravadores dessas terras. Nosso lindo hino conta um pouco da altivez do nosso povo, de nossa fauna e flora, dos imigrantes que vieram de outras regiões...do progresso no futuro(...) a grandeza e o valor. O saudoso  professor José de Ribamar e o professor Rubens Ferreira Pimentel estavam inspirados. As santas também fazem parte de nossa gênese, Santana assim foi batizada. As mulheres também estão nesses anais da história, como a primeira prefeita eleita no Brasil na época; Izabel da Silva e Sousa em 1962.
Toda via antes em 1937, foi criado o Distrito de Santa Maria das Barreiras, pertencendo ao Município de Conceição do Araguaia. Em 1946, foi elevada à categoria de Vila, pelo então prefeito de Conceição do Araguaia, Sr. João Rego Maranhão e passou a ter o nome oficializado de Santa Maria das Barreiras, segundo termo judiciário de Conceição do Araguaia. Em 1953, Manoel Quirino de Sousa, prefeito de Conceição do Araguaia,postula a criação de município, do então distrito de Santa Maria das Barreiras, com o nome de Santana do Araguaia. Seu objetivo é alcançado, com a aprovação da lei Estadual n° 1.127, de 11 de março de 1955. A instalação do município ocorreu no dia 28 de abril de 1955 e nesta mesma data, foi empossado no cargo de prefeito o Sr José Coelho da Luz, designado pelo Governador do Estado, general Zacarias de Assunção,para exercer o cargo até a posse do primeiro prefeito eleito de Santana do Araguaia. As eleições ocorreram em 1955 tendo sido eleito como primeiro prefeito o Sr Manoel Quirino de Sousa, que entretanto, deixou de tomar posse, face ao município ter perdido sua autonomia, com a revogação da lei n° 1127. Extinto o município, volta sua sede para a condição de Vila e ao antigo nome Sta. Maria das Barreiras.
Em 1961, ainda prefeito de Conceição do Araguaia, o Sr Manoel Quirino de Sousa pleiteia pela segunda vez, junto ao governo do Estado, Dr Aurélio Corrêa do Carmo, a criação do município de Santana do Araguaia. Apresentada, pelo deputado Pedro Carneiro, a ementa de criação do município aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada em Lei que toma o número  2.460, de 19 de dezembro de 1961. A instalação do município ocorreu no dia 10 de abril 1962, e nesta data, o Governador do Estado da posse ao prefeito Raimundo Pereira Rodrigues, designado pelo decreto de 06 de abril 1962, com vigência até a posse do primeiro prefeito eleito. Assim ficou o quadro sucessório de prefeitos até a data em que a sede foi transferida para o Distrito de Campo Alegre:
✓Izabel da Silva e Sousa
✓José Coelho da Luz
✓ Amaro da Costa Machado
✓Manoel Quirino de Sousa
✓ José de Ribamar Morais
✓Capitão Antônio Corrêia Lima(Interventor dec. 2220 de 18.05.1982
✓Henrique Vita.Fonte: Primaz... pág. 04 - 1° edição-1996.
 Mais uma outra mulher também aparece no poder executivo, Leolândia de Souza Marcuartur em 1995, assumindo a prefeitura com afastamento do então prefeito da época que teve seu mandato cassado o sr Isaias de Sousa Neto. O quadro sucessório já na emancipação ficou assim;
✓Henrique Vita
✓Dejalma Rodrigues Lira
✓Isaias de Souza Neto
✓Leolândia de Souza Marcuartur
✓Wagner Pereira da Silva
✓Wagner Pereira da Silva
✓Antônio Carveli Filho
✓Gilcleide Altino Ribeiro
✓Jeová de Aguiar
✓Eduardo Alves Conti
✓José Rodrigues de Miranda.


Por: Sérgio Abreu



Nenhum comentário:

Postar um comentário